quinta-feira, 22 de maio de 2014

PROJETO TOCANTINS QUILOMBOLAS



O projeto "Tocantins Quilombolas" representa uma proposta de estudo da miscigenação, história demográfica e descrição geral da saúde das comunidades quilombolas situadas no norte do Estado do Tocantins. O projeto foi construído a partir da colaboração científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) e Universidade de Brasília (UnB).
A primeira etapa do projeto iniciou essa semana com o levantamento genealógico da Comunidade Quilombola de Cocalinho. Este levantamento busca informações sobre a origem e constituição das famílias quilombolas. A segunda etapa está prevista para o final da próxima semana, onde serão realizados questionários específicos e coleta de amostras biológicas para exames laboratoriais.
 Professora Sabrina Guimarães Paiva (IFTO e UnB), uma das pesquisadoras relata que, Os objetivos específicos são avaliar a estrutura genética e demográfica das comunidades quilombolas de Cocalinho, Dona Jucelina e Pé do Morro, utilizando análises de genética de populações, contextualizando estas com dados e condições de saúde, “Para isso, temos que conhecer inicialmente a constituição das famílias  da comunidade e de onde vieram.”
Ressalta-se que as etapas serão realizadas posteriormente nas comunidades de Dona Jucelina e Pé do Morro, com levantamento genealógico previsto para o segundo semestre de 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário